Artrite Reumatóide Perguntas Mais Frequentes

A artrite reumatóide é contagiosa?


Não. A artrite reumatóide não é uma doença infecciosa nem uma doença contagiosa.

Quem é mais atingido pela artrite reumatóide?


A artrite reumatóide atinge uma em cada mil pessoas e um por cento da população global. Afecta sobretudo mulheres, mais frequentemente por volta dos 50 anos, embora possa surgir em crianças, homens e mulheres jovens. Quanto mais precoce for o início da artrite reumatóide, maior será a probabilidade de ser mulher (3,7 mulheres para um homem se a artrite reumatóide começar aos 30 anos), sendo a frequência idêntica no homem e na mulher se a doença se manifestar depois dos 60 anos.

Qual é a diferença entre cura e remissão?


A principal diferença entre a cura e a remissão é que na primeira a doença desaparece com o tratamento e não volta após este ser suspendido; na remissão, a doença desaparece com o tratamento, mas regressa com a suspensão do tratamento. A artrite reumatóide evolui por surtos mais ou menos longos e de intensidade variável, intervalado com remissões. A cura, eventualidade na verdade pouco frequente, pode todavia surgir espontânea e inesperadamente.

Qual é a causa da artrite reumatóide?


A AR manifesta-se por uma inflamação das articulações. A inflamação é uma reacção do organismo a uma agressão, como o inchaço após um traumatismo ou a garganta inflamada após uma infecção.

Não é conhecida a causa da AR: poderá tratar-se de um agente externo, um vírus ou um agente interno. Por uma razão desconhecida, o organismo deixa de reconhecer a articulação como sua e reage contra ela – reacção auto-imune. Outra hipótese será a de que não há agressão, mas uma reacção inflamatória que aparece sem razão, depois de uma desregulação inexplicada do organismo.

A gravidez influencia de forma positiva a artrite reumatóide ou vice-versa?


Há evidências de que a gravidez melhora a artrite reumatóide. Algumas mulheres que sofrem desta doença souberam que estavam grávidas por terem tido uma melhoria inesperada. No entanto, esta resposta não é absoluta: a melhoria só é observada em três casos em cada quatro e desaparece rapidamente após o parto.

Por outro lado, a artrite reumatóide não influencia a gravidez: não há maior risco de infertilidade, abortos espontâneos ou partos prematuros. Contudo, os tratamentos administrados na artrite reumatóide podem ter um efeito na gravidez, pelo que deverá prevenir o seu reumatologista imediatamente.

Certidão Multiuso: o que é, quais os benefícios e como obtê-la?


A Certidão Multiuso atesta o grau de incapacidade e é necessária para requerer certos benefícios, desde que a incapacidade seja no mínimo de 60% e, em alguns casos, de 95% (por exemplo, para a isenção do imposto automóvel). Tem de ser requerida pelo utente ou seu representante.

O requerimento para obter esta certidão tem de ser feito na Unidade de Saúde Pública (Delegação de Saúde) da área de residência do utente com incapacidade ou deficiência.

 

Benefícios mais relevantes da Certidão Multiuso:

  • redução do IRS;
  • isenção de imposto automóvel;
  • redução de juros no empréstimo bancário;
  • redução do preçário em alguns títulos de transporte público;
  • dístico para estacionamento.
Partilhe esta e outras informações com os seu familiares e amigos, nas redes sociais para isso utilize os links da rede social onde deseja fazer a sua partilha, situados na lateral esquerda do site. A A.N.D.A.R. agradece.
Faça uma doação no seu IRS

A caridade começa em casa mas, não deve ficar por aí.